domingo, 13 de setembro de 2009

6º ANO - Cronograma de Aulas: Desenho ampliado e pintura em papel com representação da cultura local

Disciplina : Artes Visuais

No total de horas-aulas: 05

Semestre: 2º - 2009 - Curso: 6º ano - Turno: Matutino


Conteúdo:

Cultura local, cultura popular, cultura erudita – apresentados através de cópias de produções artísticas, tradicionais e contemporâneas, e por manifestações artísticas produzidas em Mato Grosso do Sul;

Desenho – elementos formais e informais; pintura – estudos de cores, literatura; fotografia digital, vídeo e informática.


Objetivos Gerais:

Propiciar aos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental fazerem relações entre cultura local, cultura popular e cultura erudita – representadas por produções artísticas sul-mato-grossenses e por produções artísticas conhecidas por eles – com o uso de tecnologias, elementos formais e elementos informais nas aulas de Artes.

Despertar nos alunos um entendimento maior sobre cultura local, tecnologias e a relação dessas com o seu cotidiano.


Recursos:

Folhas de papel sufite tamanho A4, Folhas de papel cartolina tamanho A4, Lápis preto

Borracha, Régua, Tinta guache nas cores primárias e Pincéis


1ª aula – Data Terça-feira – 15 de setembro de 2009

Apresentação aos alunos do plano de nossas aulas;

Entrega aos alunos do questionário sobre cultura local e solicitação das respostas para conhecimento dos alunos por parte do professor e estudo comparativo que se pretende fazer no relatório final deste;

Passar o endereço do blog Artes Visuais – Cultura Local;

Caso haja dinamicidade por parte dos alunos nas respostas do questionário e no entendimento do plano das aulas, será introduzida a atividade que está aqui como 2ª aula, e caso não haja essa rapidez esperada nas respostas do questionário, será a temática da próxima aula na turma, por isso a separação aqui.


2ª aula – Data Sexta-feira – 18 de setembro de 2009

Apresentação do nosso suporte de trabalho para desenvolvimento da atividade artística que se pretende desenvolver: uma folha de papel cartolina branca, tamanho A4, onde os alunos farão o quadriculado seguindo as instruções e métodos passados no texto xerocopiado em anexo a este;

Cumprida essa etapa, os alunos farão o mesmo quadriculado nas imagens a eles apresentadas, e que se encontram acima representadas, para assim observarmos se foi compreendida por eles a técnica;

Havendo a conclusão dessas duas etapas, passar-se-á para a etapa do que está previsto aqui como a 3ª aula.


3ª aula – Data – Terça-feira – 22 de setembro de 2009

Far-se-á o início das ampliações dos desenhos antes quadriculados, e no decorrer das atividades serão passados para os alunos informações sobre as imagens que eles estarão trabalhando, textos também em anexo, e que propositalmente serão imagens de produtos artísticos e culturais representantes da cultura local e durante todo o tempo das atividades também serão questionados sobre elas;


4ª aula – Data – Sexta-feira – 25 de setembro de 2009

Será dada continuação da atividade da aula anterior, mantendo o mesmo método de prática, teoria informativa e questionamentos. Caso os alunos venham a concluir a atividade de ampliação do desenho, serão questionados sobre a compreensão das imagens por eles realizadas, para em seguida ser-lhes dadas orientações teóricas sobre cores primárias e suas misturas para obter as cores secundárias e terciárias;


5ª aula – Data – Terça-feira – 29 de setembro de 2009

Nessa etapa das atividades os alunos se reunirão em grupos de 5 a 6 alunos cada, receberão as orientações finais sobre a forma de pintar e passarão a pintar os seus trabalhos artísticos antes ampliados, a fim de concluirmos os trabalhos no 6º período.


Avaliação:

A avaliação se dará da seguinte forma:

A capacidade de acompanhamento entre prática e teoria por parte dos alunos, que será registrado através de anotações de percepções feitas pelo professor durante as aulas;

O entendimento do aluno sobre a imagem trabalhada, pois alguns deles serão questionados durante a realização prática dos trabalhos;

O empenho e envolvimento do aluno nas fases da atividade proposta; realização das atividades propostas, a realização do trabalho final e o trabalho final em si, levando em conta a utilização das técnicas e as teorias passadas pelo professor;

Uma redação/comentário por escrito que será solicitada aos alunos sobre as imagens, os elementos formais e informais e do contexto cultural das obras trabalhos nas aulas.